ebook Dicas para Product Owner

Como priorizar o que realmente importa e garantir o retorno do seu investimento!

Você atua como Product Owner, e as vezes se pergunta se seu trabalho poderia ser ainda melhor? Então você está no caminho certo, reunimos algumas dicas importantes para te ajudar a realizar o seu trabalho com ainda mais qualidade.

Ajude-nos a compartilhar estas dicas!


O que faz um Product Owner?

Vamos às origens Segundo o Scrum Guides

O Product Owner é responsável por maximizar o valor do trabalho que o Time de Scrum faz, […] é  a única pessoa responsável pelo gerenciamento do Product Backlog e por garantir o valor do trabalho realizado pelo Time. Essa pessoa mantém o Product Backlog e garante que ele está visível para todos. Todos sabem quais itens têm a maior prioridade, de forma que todos sabem em que se irá trabalhar.

O Product Owner é uma pessoa, e não um comitê. Podem existir comitês que aconselhem ou influenciem essa pessoa, mas quem quiser mudar a prioridade de um item, terá que convencer o Product Owner. Empresas que adotam Scrum podem perceber que isso influencia seus métodos para definir prioridades e requisitos ao longo do tempo.

Para que o Product Owner obtenha sucesso, todos na organização precisam respeitar suas decisões. Ninguém tem a permissão de dizer ao Time para trabalhar em um outro conjunto de prioridades, e os Times não podem dar ouvidos a ninguém que diga o contrário. As decisões do Product Owner são visíveis no conteúdo e na priorização do Product Backlog. Essa visibilidade requer que o Product Owner faça seu melhor, o que faz o papel de Product Owner exigente e  recompensador ao mesmo tempo.


O que você poderá encontrar no E-book

Quer saber como ser um melhor Product Owner?